Em sua sétima edição, o evento abordará as formas de escravidão e liberdade na Antiguidade Clássica em palestras, minicurso e mesas de comunicação. O evento acontecerá de 12 a 14 de novembro no Auditório Darcy Ribeiro (Beijódromo) da UnB.

 

VII SEMINÁRIO DO NÚCLEO DE ESTUDOS CLÁSSICOS EUDORO DE SOUSA (CEAM/UNB)

“FORMAS DE ESCRAVIDÃO E LIBERDADE NA ANTIGUIDADE CLÁSSICA”

 

 

 

Instituição Executora: Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares da Universidade de Brasília - Ceam/UnB

 

Data de realização: 12, 13 e 14 de novembro de 2018

 

 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

 

→ Inscrições ←

 

 

INÍCIO

 

Bem-vindos ao VII Seminário do Núcleo de Estudos Clássicos Eudoro de Sousa (CEAM/UnB): “Formas de escravidão e liberdade na Antiguidade Clássica”, a ser realizado nos dias 12, 13 e 15 de novembro de 2018.

 

Agradecemos a todas as pessoas e instituições (elencados na seção "Agradecimentos") que contribuíram para a realização deste Seminário. A todos desejamos um produtivo e excelente evento.

 

 

 

APRESENTAÇÃO

 

Um evento de natureza interdisciplinar, caso do VII Seminário do Núcleo de Estudos Clássicos Eudoro de Sousa, não pode contar com um tema fechado como eixo principal. Sugeriu-se, assim, não apenas uma generalização – a liberdade –, mas também seu oposto.

 

Cabem aqui, contudo, algumas palavras que, em vez de restringir os objetos que servem de fundo para o evento, pretendem iluminá-los. No lugar de definições, dão-se exemplos. O primeiro deles provém de Xenofonte (Xen. Hell. 1.6.23). Em 406 AEC, Calicrátidas captura 10 embarcações de Diomedonte, que consegue fugir. Em Atenas, mobilizam-se outros 110 navios para o resgate: “embarcaram todos os de idade militar, fossem escravos ou homens livres” (καὶ δούλους καὶ ἐλευθέρους). Como diferenciá-los? Demóstenes dirá que a diferença reside em que somente os escravos podem ser castigados fisicamente (Dem. 24.167 τί δοῦλον ἢ ἐλεύθερϱον εἶναι διαφέρϱει). Liberdade e escravidão estão inscritas nos corpos.  

 

O segundo exemplo provém de Heródoto (Hdt. 5.78.1), para quem os atenienses aumentaram seu poder em razão da liberdade: sob a tirania, Atenas não era, na guerra, melhor do que as cidades vizinhas. Oprimidos pelo tirano como escravos pelo seu senhor, os atenienses eram covardes; uma vez livre, cada qual buscava o que lhe interessava (δηλοῖ ὦν ταῦτα ὅτι κατεχόμενοι μὲν ἐθελοκάκεον ὡς δεσπότῃ ἐργαζόμενοι, ἐλευθερωθέντων δὲ αὐτὸς ἕκαστος ἑωυτῷ προεθυμέετο κατεργάζεσθαι). Liberdade e escravidão são forma de política – ou “não-política” também, consideradas todas as dimensões e os arranjos da vida pública.

 

O último exemplo é retirado de Cícero (Cic. Phil. 1.14). Ameaçado por Marco Antônio, que se apropriara dos planos de governo de Júlio César e planejava executá-los como bem entendesse após o assassinato do ditador, Cícero toma a palavra no senado e, sem medo, incita os magistrados a se rebelarem: “Não transijo com a ameaça de me pronunciar. Basta que eu receba permissão de comparecer a este local” (potestas modo veniendi in hunc locum sit: dicendi periculum non recuso). O local é a Cúria. O medo é o do silêncio, com o qual o orador não negocia. Frente à tirania, liberdade e escravidão são as condições de quem pode ou não falar. 

 

Os trabalhos apresentados neste Seminário possuem a prerrogativa de se deter em quaisquer aspectos dos objetos temáticos. Visam a ampliar o debate sobre conceitos essenciais das comunidades antigas e a elaborar novas questões para futuros pesquisadores. O esforço racional de repensar/reelaborar/compreender esses conceitos em sua historicidade, em seus desvios, em suas armadilhas e em suas conquistas serve para nos acercarmos daquilo que é fundamental para nossa civilização.    

 

 

 

 

COMISSÃO ORGANIZADORA

 

- Agatha Pitombo Bacelar (LIP/UnB)

 

- Gilson Charles dos Santos (LIP/UnB)

 

- Rodolfo Pais Nunes Lopes (FIL/UnB)

 

 

 

 

CONFERENCISTAS CONVIDADOS

 

- Agatha Pitombo Bacelar (UnB)

 

Anastácio Borges de Araújo Júnior (UFPE)

 

Maria Aparecida de Oliveira Silva (UNIFESP)

 

Priscilla Gontijo Leite (UFPB)

 

 

   

COMISSÃO CIENTÍFICA

 

- Agatha Pitombo Bacelar (LIP/UnB)

 

- Gabriele Cornelli (FIL/UnB)

 

- Gilson Charles dos Santos (LIP/UnB)

 

- Jane Adriana Ramos Ottoni de Castro (LIP/UnB)

 

- Jonas da Nóbrega (LIP/UnB)

 

- Marcus Santos Mota (CEN/UnB)

 

- Priscila Gontijo Leite (UFPB)

 

- Rodolfo Pais Nunes Lopes (FIL/UnB)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

   

 

AGRADECIMENTOS

 

Agradecemos pelo apoio:

 

- das agências de fomento e unidades acadêmicas da UnB

 

- dos diretores e chefes de departamento de unidades da UnB

 

- das universidades que facultaram a vinda de seus professores para o Seminário

 

- da instituição que cedeu seu espaço para a realização do Seminário